“Meu compromisso é cuidar da sua saúde vascular e recuperar a sua autoestima”
A espuma densa é formada a partir da mistura do polidocanol com ar, que ao ser injetado dentro das varizes, preenchendo-as, gera uma reação química que leva a fibrose (fechamento) desses vasos. Considerada uma técnica segura, portanto apresenta risco mínimo de complicações, pode ser realizada no consultório e leva a uma melhora significativa dos sintomas já no início do tratamento.
O repouso é contraindicado durante o tratamento, sendo recomendado que as atividades cotidianas sejam mantidas.
É a melhor técnica quando precisamos tratar varizes internas, sem submeter o paciente a risco elevado (como numa cirurgia convencional) ou quando o paciente apresenta sinais de doença venosa crônica já avançada, com úlceras, manchas e cicatrizes nas pernas. Pode ser usada em diferentes concentrações para atingir vasos de calibres diferentes, desta forma, é usada para substituir uma intervenção cirúrgica.
Para melhor resultado, as injeções de espuma podem ser guiadas por imagens de ultrassonografia, por isso o termo utilizado: ecoguiada.
Após o procedimento algumas orientações são importantes a serem seguidas, como:
– Evitar expor ao sol enquanto houverem arroxeados,
– Será necessário compressão das pernas com meia ou atadura elástica por 24h
– Seguir as recomendações adequadamente, com compressas, cremes e medicações até a visita de retorno.
A Dra Karine Miranda teve sua formação no maior centro de tratamento de varizes por espuma densa ecoguiada do SUS do Rio de Janeiro, o serviço de cirurgia vascular da UERJ, o que trouxe grande experiência e domínio da técnica.
Algumas dúvidas:
Todas as técnicas de tratamento de varizes podem causar manchas, dentre a elas a espuma densa apresenta o maior percentual, podendo chegar a 30%.
No entanto, a imensa maioria das manchas e arroxeados que ocorrem durante o tratamento desaparecem de 6 meses até 1 ano depois. As pigmentações ocorrem pelo acúmulo de sangue que pode ficar retido no interior da veia tratada. Por isso, existem alguns cuidados que devem ser seguidos antes, durante e após o procedimento para diminuir o risco dessas pigmentações acontecerem e estimular que elas desapareçam mais rapidamente.
Além das manchas, pode ocorrer formação de nódulos palpáveis e possivelmente dolorosos no trajeto da veia tratada, pelo mesmo motivo. Esses nódulos apresentam resolução espontânea, que pode ser acelerada pela drenagem dos mesmos com agulha no retorno.
As contraindicações são: alergia, gestante, trombose venosa aguda, infecção ativa e má formação cardíaca sintomática.
Para os pacientes que sentem dor, temos alguns cuidados em nossa clínica para minimizar esse incomodo, como o resfriamento da pele, analgésicos e anestésicos tópicos.
Tratamento de veias safenas e varizes grossas com anestesia local. Sem cirurgia, sem internação, sem cortes.
Tratamento realizado no consultório, trata varizes mais grossas e veias internas. Sem repouso.
Tratamento dos vasinhos. Usado em combinação com o laser transdérmico para resultados mais duradouros.
Tratamento dos vasinhos da face. É uma técnica não invasiva, realizada no consultório.